DESTAQUE

Adwords para leigos

Começo por dizer que apenas escolhi este título porque existem muitas pesquisas sobre este assunto que escolhem exactamente as palavras “adwords para leigos”. A verdade é que não gosto muito da expressão leigos, porque todos nós podemos aprender e ensinar alguma coisa a alguém.

Talvez a primeira coisa que um leigo em adwords deva saber é que o Marketing Digital se baseia essencialmente numa jornada de compra. Uma jornada que começa numa necessidade/ sentimento/ sensação, e evolui para uma fase de pesquisa, depois comparação de ofertas e finalmente a compra.

Normalmente utilizamos meios como redes sociais ou google display para trabalhar as primeiras fases da jornada de compra, e adwords apenas para pessoas que já estão numa fase de pesquisa.

Quem faz adwords só vai chegar ao público já está efectivamente à procura. Neste sentido, adwords tendem a ter um cpc (custo por click) mais elevado, mas a garantir em simultâneo taxas de conversão de visitantes em clientes superior.

No nosso manual para leigos interessa saber por onde começar, a resposta é fácil. Temos de começar por descobrir como as pessoas pesquisam os produtos e serviços que estamos a vender.

1- Quais são as keywords que devemos utilizar?

Esta descoberta é feita através de 3 ou 4 maneiras muitas vezes complementares: conversar com clientes ou potenciais clientes, ou com quem os conheça bem, e perguntar como as pessoas pesquisam os nossos produtos e serviços; utilizar ferramentas como o Semrush, Arefhs que conseguem partir de uma keyword e ver todas as pesquisas associadas (variações da keyword em broad match). A partir daqui começamos a ter uma noção clara das palavras da nossa área, e podemos utilizar o google adwords para verificar volumes de pesquisas mensais, depois tomamos uma decisão em função do orçamento que temos disponível para gastar.

2- Broad Match or Phrase Match

No fundo aqui controlamos se o Google utiliza variações das palavras que definimos ou não. Na Gigantic defendemos sobretudo em orçamento limitados a utilização de phrase match.

Porquê? Imaginemos que temos um negócio de venda de cursos de programação. Escolhendo broad match das palavras “cursos de programação” vamos apanhar muitas variações destas palavras, como cursos de economia, cursos superiores, programação tv, etc…

Pode fazer sentido utilizar broad match desde que negativemos muitas palavras, conforme descrito no último ponto deste adwords para leigos.

3- Branded Keywords ou não?

(Branded Keywords são palavras que contêm a minha marca)

A minha resposta a esta pergunta é: depende do mercado, do produto e serviço em causa, mas nunca por default. O nosso vinculo a marcas, produtos e serviços é totalmente diferente de mercado para mercado.

Por exemplo se eu quero ir ao home banking do meu banco, e procuro no google a marca do meu banco, não é por estar um anúncio de outro banco que eu vou clicar. Ou mesmo que clique por engano, de certeza que não vou mudar de conta, só porque fui parar ao site de um outro banco.

Por outro lado, se estou a comprar roupa, algo que é menos importante para mim pessoalmente, a probabilidade de poder comprar outra marca que não a que estava à procura inicialmente, é diminuta, mas existe, e talvez neste mercado para um determinado público faça sentido comprar branded keywords.

Em suma a minha opinião, é que por definição, a opção deve ser não investir em branded keywords, porque alguém que procura uma marca ou produto/serviço + uma marca, tem de facto uma intenção muito forte de comprar, ou de pelo menos comparar a oferta dessa marca com outras.

Eventualmente nalguns mercados muito específicos, em que a diferenciação seja menor, ou a compra por impulso seja maior, considerar testar.

4- Negativação de Keywords

A negativação é última recomendação deste adwords para leigos. Dependo das nossas escolhas iniciais é sempre importante controlar frequentemente a nossa conta de adwords e ver que palavras chave estão a consumir orçamento.

Por vezes pode acontecer que apareçam palavras chave sem interesse para o nosso negócio que devem ser negativadas.

Se trabalharmos por exemplo um clínica dentária, faz sentido o nosso anúncio aparecer em pesquisas relacionadas com o nome de médicos que trabalham na concorrência? Não, por isso negativamos.

Estas são as variáveis básicas depois existem várias técnicas mais avançadas para garantir outro tipo de resultados, mas utilizando estes princípios básicos já expectável que alcancemos bons resultados, ou pelo menos não iremos gastar dinheiro em palavras sem interesse.

Espero que tenham gostado deste Adwords para leigos. Se querem entender mas não querem fazer, podem sempre falar com a nossa equipa de paid media da Gigantic.

Um abraço,

João

Share this post