DESTAQUE

Consultor SEO: 3 passos para ajudar a repensar a sua estratégia

Search Engine Optimization (SEO) consiste no processo de otimização de um website com o intuito de alcançar o melhor ranking possível nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs). 

Através de um consultor SEO é possível aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego para um site. Usando técnicas como análise de keywords, otimização de conteúdo e criação de backlinks, os sites podem melhorar o seu ranking nos motores de busca. É assim relevante que as empresas invistam num consultor SEO, porque sites com melhor ranking tendem a receber mais tráfego, o que pode levar ao aumento exponencial de conversões. Pode consultar também os nossos serviços de consultor SEO no nosso site: https://www.gigantic.pt/seo/

Desta forma, as empresas devem procurar manter-se sempre atualizadas no que diz respeito a SEO, através da análise dos concorrentes, das keywords presentes no website versus aquelas para as quais pretendem ranquear nos motores de busca, procurar também otimizar o conteúdo técnico através de auditorias e por fim desenvolver uma estratégia sustentável de linkbuilding. Todo este trabalho é desenvolvido por um consultor SEO.

Análise dos concorrentes 

Quando estamos a trabalhar em SEO, há diversas ferramentas que nos disponibilizam informação acerca dos mais variados aspectos que são relevantes para a construção de uma boa estratégia. Uma das mais completas é o SEMrush. https://www.semrush.com

No que diz respeito à análise dos concorrentes, esta ferramenta irá dar informação relativamente à forma como estes estão a gerar tráfego, todos os dados acerca dos canais de proveniência do mesmo. Daqui um consultor SEO retira insights relevantes, como por exemplo que canais de tráfego é que representam uma oportunidade para o website. 

Estas ferramentas, providenciam também as keywords nas quais os nossos concorrentes estão a apostar e qual a da construção da estratégia de backlinks. 

Assim, o consultor seo ao analisar os concorrentes terá uma perspectiva de como diferentes estratégias estão a ter resultados e assim optimizar o SEO do website. 

Análise de Keywords

No que diz respeito às keywords, estas são essenciais em SEO, na medida em que ajudam os motores de busca a perceber o conteúdo de um determinado site e como estes podem ser úteis para os utilizadores. Quando um utilizador pesquisa uma determinada keyword ou frase, os motores de busca procuram sites que contenham essa keyword e exibem os nos resultados da pesquisa. 

As keywords são também relevantes para o trabalho de um consultor SEO porque ajudam a entender as necessidades e os interesses de seu público-alvo. O consultor SEO ao identificar e apresentar keywords relevantes no seu website, propõe às empresas a criação de conteúdo que vá de encontro às necessidades do seu público e atenda à intenção da pesquisa.

No geral, as palavras-chave são um elemento importante do SEO porque ajudam as empresas a se conectarem com seu público-alvo e a melhorar sua classificação nas páginas de resultados dos motores de busca.

Analisar technical performance

Um consultor SEO terá à sua disposição diversas ferramentas que disponibilizam auditorias, tal como o SEMrush e o PageSpeed Insights da Google. Uma auditoria sobre o desempenho técnico do site pode trazer inúmeros benefícios para o SEO.

Alguns desses benefícios incluem:

Crawlability melhorada: um consultor SEO através de uma auditoria ao site pode identificar problemas técnicos que podem impedir que os motores de busca rastreiem e indexem o seu site corretamente. Ao corrigir esses problemas, o consultor SEO, irá melhorar a capacidade de rastreamento do seu site e garantir que ele seja indexado corretamente pelos motores de busca.

Tempos de carregamento mais rápidos: uma auditoria do site pode identificar fatores que podem estar a causar  tempos de carregamento lentos no seu site. Ao reduzir o tempo de carregamento das páginas, é possível melhorar a experiência do utilizador e aumentar as probabilidades de conversão.

Maior compatibilidade com dispositivos mobile: um consultor SEO através de uma auditoria do site pode identificar problemas técnicos que podem estar a afetar a compatibilidade com dispositivos mobile do seu website. Ao garantir que seu website seja compatível com dispositivos móveis, é possível melhorar a experiência do usuário para usuários de dispositivos móveis e obter assim um melhor SEO.

No geral, uma auditoria do site sobre o desempenho técnico por parte de um consultor SEO pode ajudar a melhorar os aspectos técnicos do seu site, o que pode levar a melhores classificações nos mecanismos de pesquisa e a aumentar o tráfego e as conversões. 

Estratégia de Link Building

Link Building é o processo de aquisição de links de outros sites para o seu, conduzido pelo consultor SEO. É uma parte importante do SEO porque os motores de busca usam links como uma forma de entender a relevância e a autoridade dos websites. Quanto mais links de alta qualidade um website tiver a apontar para ele, maior será a probabilidade de uma boa classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

Alguns benefícios do link building para SEO incluem:

Classificações melhoradas dos mecanismos de pesquisa: como mencionado, os links são um fator chave de classificação para os mecanismos de pesquisa. O consultor SEO Ao adquirir links de alta qualidade de websites confiáveis, irá melhorar a classificação do seu website nos resultados de pesquisa.

Aumento de tráfego proveniente da referência: links de outros sites também podem direcionar o tráfego de referência para o seu site. Isso pode ser especialmente valioso a nível de SEO se o site do link que  está a fazer a referência tiver um grande público. Um consultor SEO também estará encarregue disto.

Maior confiança por parte do utilizador: links de sites fidedignos e de alta qualidade podem ajudar a aumentar a confiança dos utilizadores na sua marca, levando ao possível aumento de conversões.

No geral, um consultor SEO irá construir uma estratégia de link building é uma parte importante do SEO porque pode ajudar a melhorar o ranking nos motores de busca, exponenciar o tráfego para o website, aumentar o reconhecimento da marca e aumentar a confiança do usuário.

Share this post