DESTAQUE

Converta mais utilizando Contextual Marketing

Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no linkedin
Partilhar no email

Um dos certificados da Hubspot que a Gigantic possui é o de Contextura Marketing. Neste artigo, além de dissertar sobre o aprendizado no curso desta certificação, explico o que é Contextual Marketing e como este pode ajudar a sua empresa a crescer na web e converter mais ao melhorar a experiência do seu visitante.

O que é Contextual Marketing?

Quando um visitante chega em seu site, ou landing page, ele percorre todas as páginas padrão que foram construídas e essas não se diferem em relação ao visitante, seja essa a primeira visita ou um consumidor de seus produtos. Ao utilizar um tablet, um computador ou mesmo um telemóvel para aceder às páginas ele se depara com o mesmo conteúdo que quase sempre é abrangente e muitas vezes vago. Não seria incrível poder especificar o conteúdo de acordo com quem visita seu site? E para que o visitante ou consumidor atinja seus objetivos não seria melhor poder fornecer um conteúdo diferenciado? Contextual Marketing faz exatamente isso.

Contextual marketing é o marketing personalizado baseado no contexto em que o visitante de seu site o acede e com foco no tópico que este busca ao aceder. Personalização de e-mails, texto em sua landing pages ou textos em websites são maneiras de utilizar Contextual Marketing. Na prática é quando se modifica um texto dando um toque pessoal a ele, levando em consideração seu visitante e como este foi categorizado por você. Com Contextual Marketing é primordial categorizar os utilizadores por grupos baseado em suas semelhanças.

Pessoas observando seus tablets e computadores felizes impactados pelo web site que utilizou Contextual Marketing.
Categorize os visitantes por grupos baseado em suas semelhanças.

Pense que o Contextura Marketing melhora a experiência do seu utilizador pois através dele é possível fornecer um conteúdo mais direcionado. Neste caso o conteúdo apresentado para cada utilizador que visita o seu site ou landing page é diferente até mesmo se estiverem na mesma página ao mesmo tempo. Ao aplicar Contextual Marketing seu website ou landing page se torna uma ferramenta valiosa na customer journey traçada por sua empresa. Podendo assim fazer parte da etapa de atração de novos visitantes, engajando os visitantes para que se tornem consumidores ou mesmo tornando seus consumidores em defensores da marca. 

A utilização de Contextual Marketing faz com que a sua empresa se diferencie das outras e se destaque levando aos visitantes exatamente o que eles precisam. Para a conversão Contextual Marketing é ainda mais importante. De acordo com uma pesquisa da Digital Trends mostrada no curso, consumidores preferem fazer negócios com empresas que trazem para eles conteúdos mais relevantes.

Dando mais ênfase a importância do conteúdo direcionado foi mostrada também no curso uma outra pesquisa, desta vez feita pelo Hubspot, que mostrava que a conversão em páginas que utilizam Contextual Marketing era 20% maior do que a página que não utilizava. Deste modo o visitante não perde tempo pesquisando e explorando seu site ou landing page, a decisão dele é feita de forma mais rápida e direta.

Como Contextual Marketing pode me ajudar a ter uma conversão exemplar?

Já entendido o que é Contextual Marketing é importante dar atenção aos fundamentos dele para que fique mais fácil de ser aplicado. Segundo o curso as melhores práticas são: comece pequeno, ajude seus visitantes, otimize o conteúdo para ferramentas de buscas e seus visitantes, não confunda seus visitantes, esteja seguro de que seus visitantes vão ter acesso a todo o conteúdo que é importante.

Vou explicar um pouco sobre cada um deles para que, após aplicá-los, possam ser medidos e ser percebidos sua eficácia e valor para seu negócio. Primeiramente vou abordar a prática de começar pequeno. É mais indicado que ao utilizar Contextual Marketing seja escolhido somente uma área do seu site ou landing page e que não sejam modificados todos os itens desta área.

Contextual Marketing é uma tática avançada de marketing e tem muitas maneiras de ser utilizada tornando assim fácil de se perder ou confundir ao utilizá-la. Por isso, vá aos poucos adicionando o novo conteúdo substituindo o conteúdo default escolhido e fazendo testes para saber se está funcionando. Deste modo são minimizados os erros e pode-se modificar a aplicação enquanto vai se medindo lentamente os resultados.

O segundo fundamento que irei destacar aqui é o de buscar sempre ajudar o visitante. Esta prática deve ser avaliada de acordo com os objetivos de sua empresa e ter seu foco nesta avaliação. Visitantes de seu website não terão problema em fornecer informações se eles receberem algum benefício. Mostrar ao visitante uma proposta direcionada a ele e com relevância é mais efetivo do que ter uma frase de boas vindas em seu site. Além do mais, tendo o conteúdo direcionado faz com seu visitante progrida na customer journey e assim converte mais rapidamente. 

O próximo fundamento a abordar aqui é a otimização do conteúdo para ferramentas de buscas e seus visitantes. Para abordar esse fundamento é importante manter o foco na primeira vez que seu visitante acede a seu site ou landing page. Não é suposto negligenciar o visitante em seu primeiro acesso somente por não ter dados suficientes sobre ele.

Pessoas observando seus tablets e computadores felizes. Em destaque mulher com óculos sorrindo enquanto olha para a tela de seu notebook após ser impactada pelo site que utilizou Contextual Marketing.
Buscar sempre ajudar o visitante é um dos fundamentos do Contextual Marketing.

Este é o momento em que ele entra em sua customer journey então seu website deve ter um conteúdo default bem estruturado para que ele tenha tanto valor quanto o seu visitante de segunda ou terceira vez ou mesmo seu consumidor. Antes de começar a utilizar Contextual Marketing é necessário ter um conteúdo que informe, eduque e guie. As ferramentas de busca também não devem ser negligenciadas. Essas não levam em consideração a variação de seu conteúdo para indexar suas páginas. Por isso é importante que o conteúdo default seja otimizado e que ajude na indexação.

O penúltimo fundamento é o de não confundir seus visitantes. Hoje a maioria dos consumidores recebem e-mails com seus nomes, é uma prática corriqueira no mercado. Mas muitas empresas não utilizam Contextual Marketing em todos os contatos com seus consumidores, a maioria limita-se a nomes em e-mails.

O ideal é que Contextual Marketing seja usado em tudo. Isso não significa que deve colocar o nome dos visitantes em seu website, isso pode confundi-los ou assustá-los por não saber como seu site conseguiu a informação. Causar desconfianças em seu visitante é a última coisa que você quer fazer pois afeta diretamente nas conversões, cuidado. Sempre faça testes e verifique se aquela prática já foi utilizada e dá resultados. Existem muitos cases no mercado.

Por último mas não menos importante temos o fundamento de que você se certifique de que seus visitantes vão ter acesso a todo o conteúdo que é importante. Visite todas as páginas de seu site ou sua landing page após acabar de construí-los, esta revisão é para ter certeza de que todo conteúdo faz sentido para seu visitante mesmo que ele não esteja em uma página de home ou mesmo de conversão. Os visitantes de seu website devem poder explorar todo o conteúdo e através de algum deles poder caminhar em sua customer journey ou mesmo converter diretamente.

O que se conclui é que o uso de Contextual Marketing só traz benefícios e que seguindo essas boas práticas e utilizando Contextual Marketing de forma correta em seu site ou landing page é mais provável converter. Para recapitular o que foi dito vou enumerar alguns dos ensinamentos centrais do curso.

Nunca use nomes em páginas da web ou landing pages, faça uma revisão em todo o conteúdo, estruture bem o seu conteúdo default e fique atento aos fundamentos: comece pequeno, ajude seus visitantes, optimize o conteúdo para ferramentas de buscas e seus visitantes, não confunda seus visitantes, esteja seguro de que seus visitantes vão ter acesso a todo o conteúdo que é importante. Deste modo, ao usar Contextual Marketing, crie uma melhor experiência para seu visitante,  faça sua empresa crescer e converter mais!

Para mais dicas de como melhorar a experiência de seu site ou landing page aceda ao artigo já postado no blog “Crie experiências positivas para converter mais”. Boas conversões!

Share this post

Partilhar no facebook
Partilhar no twitter
Partilhar no linkedin
Partilhar no email
pt_PTPT