A nossa filosofia enquanto agência de performance digital é descomplicar os termos do mundo Digital e torná-los acessíveis a todos.
Como otimizar SEO de um website ao nível do top mundial não é complicado. Na verdade é bastante mais simples do que aquilo que parece. Comecemos, para quem está a iniciar, por explicar o que é o SEO e como se otimiza seo?
Na prática o SEO (search engine optimization) é um conjunto de regras que permitem aos motores de busca (Google, Bing, …) identificarem o conteúdo do seu site e avaliarem a qualidade do mesmo, a diferentes níveis. Quanto melhores forem o conteúdo e a performance do seu site, melhor o seu ranking nas pesquisas orgânicas.
Uma boa performance de SEO não garante top3 no ranking de pesquisas, mas ajuda a ficar muito mais próximo, e poderão ver semanalmente subidas no ranking.
Dica 1: Avaliação da performance de SEO seu website
A optimização de SEO deverá sempre começar por uma avaliação do nosso ponto partida. Existem diversas ferramentas para o fazer, na Gigantic utilizamos o Semrush que é considerado unanimamente a melhor plataforma de SEO.
Com o Semrush conseguimos rapidamente percorrer os sites dos nossos concorrentes e extrair as keywords neles contidas. Partindo dessas keywords construímos um projecto, onde acrescentaremos as keywords extraídas mas também outras keywords identificadas pelo sistema e que não estejam a ser trabalhadas por nenhum concorrente.
O Semrush dá-nos depois a informação da posição de cada concorrente por keywords, e o volume de pesquisas mensais existente para cada palavra. Partindo desta avaliação conseguimos perceber exactamente para que keywords rankeamos, para quais é que devíamos estar a rankear, que páginas tem de ser melhoradas.
Paralelamente o Semrush dá nos também um relatório de melhorias técnicas a efectuar como por exemplo links quebrados, tags duplicada, etc.
Exemplo: Blog agência Born
Dica 2: Como otimizar SEO e a estrutura de Conteúdos do seu website
Existem duas regras fundamentais para otimizar o SEO, a primeira é garantir um alinhamento total entre o conteúdo do site e a forma como o nosso público pesquisa, a segunda é garantir que esse conteúdo tem uma estrutura hierárquica bem definida.
Neste sentido é fundamental voltarmos ao Semrush e escolhermos exactamente as keywords que queremos trabalhar dentro daquilo que são os serviços que a nossa empresa presta, o posicionamento que pretende ter.
Em seguida devemos organizar todas essas palavras/ temas numa uma estrutura de conteúdos muito bem definida que definia tópicos principais e sub-tópicos, da mesma forma que fazemos num artigo ou trabalho académico.
Tópicos principais >
são os temas principais onde gostaríamos de estar melhor #rankeados”, e devem ser suficientemente latos. Por exemplo no website da Gigantic, o tema principal, é
Performance Digital
depois os tópicos principais são:
e depois dentro de cada um dos tópicos teremos subtópicos. É importante dizer que estes sub-tópicos tem que ter força suficiente para poderem ser desenvolvidos na forma de uma sub-página, um artigo de blog ou um video.
Dica 3: Estrutura de Headings do Website e das Páginas
Aqui entramos numa parte ligeiramente mais técnica mas ainda bastante simples de executar. Definimos tópicos e sub-tópicos, criámos páginas e conteúdos dentro do nosso site para cada um deles. Precisamos agora de optimizar cada uma das páginas, sendo o primeiro ponto a definição de uma estrutura de headings clara.
Headings, são basicamente a estrutura de títulos dentro de uma página ou website. Quando criamos uma caixa de texto dentro do website, temos de dizer, se é H1, H2, H3, … H6 …
é através das tags de heading, que o google percebe a hierarquia do conteúdo no nosso website. Por exemplo o título da página deve ser H1, os subtítulos H2, os sub-sub títulos H3, texto corrido de H4 para a frente, consoante as necessidades.
Existem regras específicas para as quantidades de H´s que uma página deve ter.
Por exemplo, H1 só pode existir um, H2, devem existir 4 ou 5 numa página, e por aí fora.
Isto tudo parece-nos lógico num livro, e é exactamente igual num website.
É assim passo a passo que vamos otimizar o nosso seo.
Dica 4: SEO Copy
Talvez esta seja a regra de SEO que poderá fazer mais confusão aos lusófonos e a todas as pessoas com línguas de origem latina, onde somos ensinados que a repetição de palavras é uma coisa negativa.
Basicamente qualquer página ou post de blog deve ter uma power keyword, que será aquela que queremos colocar nos rankings do google.
Essa power keyword ou conjugação de keywords, deve ser bastante repetida no texto, por exemplo num artigo de blog, entre 5 a 10 vezes. A densidade recomendada é entre um 1 a 2% do texto.
É aqui que reside a mestria dos bons copys de SEO, como fazê-lo sem que pareça forçado? tem de parecer natural, e o leitor não pode ficar com uma sensação de repetição forçada.
Dica 5: Optimizar o Tamanho de Imagens
Para tristeza de muitos designers o tamanho das imagens continua a contar para a performance dos websites.
Felizmente existem diversas formas de optimizar o tamanho das imagens, através de plug-ins de wordpress Imagify ou através de sites como o Image Compressor
É importante também não esquecer de introduzir o Alt/ Descritivo de cada imagem, que deverá conter a nossa power keyword.
Por último e para quem não tenha tempo a perder com SEO, existe uma alternativa a todos estes passos, que é contratarem a equipa da Gigantic para o fazer.
Se gostaram deste artigo sobre como otimizar seo ou se tiverem outras dicas simples comentem este post.
Um abraço a todos.
João Félix da Costa – CEO Gigantic